Muitas pacientes que desejam engravidar procuram acompanhamento especializado para identificar seu potencial reprodutivo e entender quais os métodos mais eficazes que ajudam no sonho de concluir uma gestação. Uma das técnicas mais utilizadas para responder essa dúvida, é a contagem de folículos antrais, que avalia a reserva folicular.

Mas, antes de falar sobre o procedimento, é importante explicar que os folículos antrais são estruturas ovarianas dentro das quais os óvulos se desenvolvem. Por isso, para conhecer a condição dos óvulos, pode estar incluso o exame para a investigação da infertilidade feminina.

No exame, é possível entender a quantidade total de folículos disponíveis para a fecundação a partir da contagem dos folículos antrais presentes nos ovários, geralmente no início do ciclo reprodutivo, que é quando essas células são recrutadas para retomar seu amadurecimento.

A contagem de folículos antrais é realizada com auxílio de imagens dos ovários, obtidas por ultrassom transvaginal, nos fornecendo a exata avaliação da reserva ovariana, fundamental para a equipe médica desenvolver uma estratégia para cada tratamento de reprodução humana assistida.

Além disso, o exame Anti-Mülleriano também pode ser realizado para avaliar a reserva ovariana, bem como predizer a quantidade e qualidade dos óvulos e a resposta à estimulação ovariana compreendida em ciclos durante o tratamento de reprodução assistida.