fbpx

A endometriose é relativamente comum e afeta muitas mulheres, inclusive no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 1 a cada 10 brasileiras têm a doença. No entanto, ser “comum” não é o mesmo que ser “fácil” ou ser uma condição “leve”, pouco preocupante. Além de provocar sintomas bem dolorosos, como as cólicas, um dos grandes medos é a endometriose causar infertilidade, afinal, a maternidade pode ser um sonho ainda não realizado.

Sendo assim, a principal pergunta é: “quem tem endometriose pode engravidar?”

Antes de mais nada, é importante explicar que a endometriose precisa de tratamento. Portanto, quem apresentam sintomas compatíveis, como cólicas intensas no período menstrual, ciclo irregular, dor na parte inferior dor abdômen e costas, sangramento e dor no contato íntimo; ou já tem diagnóstico positivo, precisa buscar a orientação do médico ginecologista.

A doença é caracteriza pelo crescimento anormal do endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) para fora do útero. Ou seja, o tecido pode avançar para os ovários, tubas uterinas e até mesmo intestino e outras regiões. Em relação às possibilidades de engravidar com endometriose são reduzidas quando ela não é tratada, uma vez que, com tantas alterações na região, o espermatozoide não consegue “chegar” onde precisa e o processo de fecundação acontecer.

Após realizar o tratamento e procurar orientação diante dos sintomas, já que o diagnóstico tardio é um fator preocupante, é possível avaliar as chances de conseguir engravidar naturalmente. Se mesmo assim não for possível (casos de endometriose profunda) ou a mulher não conseguir, ainda existem outros métodos para alcançar o sonho da gravidez.

A fertilização in vitro (FIV) está entre os principais métodos de tratamento para mulheres com endometriose, além de ser um dos mais indicados. O médico responsável por avaliar e conduzir a FIV é o ginecologista especialista em reprodução assistida.

Sendo assim, vale reforçar novamente que a endometriose tem tratamento e existem formas de conseguir engravidar! Não desista do seu sonho.