fbpx

O que é SOP?

SOP é o termo usado para a Síndrome do ovário policístico, que é uma desordem hormonal bem comum, que afeta 5% a 10% das mulheres. Ela é um conjunto de problemas que ocorrem todos ao mesmo tempo, porém nem todas as mulheres apresentam todos os sintomas. O diagnóstico da doença ocorre quando a mulher apresenta de 2 a 3 possíveis problemas: Falta crônica de ovulação (anovulação), altos níveis crônicos do hormônio testosterona, além de apresentarem pequenos cistos.

Como a SOP é diagnosticada?

Para diagnosticar a SOP são feitos vários exames físicos, ultrassom, exames de sangue e levado em consideração o histórico médico e exames físicos. Nas avaliações as mulheres geralmente se queixam de períodos menstruais com intervalos longos, irregulares, e as vezes nem menstruam. Em alguns casos as mulheres apresentam sobrepeso, crescimento de pelos aumentado, acne, ou problema sérios para engravidar. Em alguns casos as mulheres que apresentam SOP têm ovários aumentados, e muitos cistos.

Como é tratada a infertilidade em mulheres com SOP tratado?

Uma das formas de tratar a infertilidade é induzindo a ovulação com medicamentos. O Citrato de Clomifeno é administrado por via oral, geralmente é o primeiro a ser utilizado, na sequência vem o letrozol que é outro medicamento oral que pode ser usado ele é muito utilizado em pacientes com SOP. Se com os medicamentos via oral não obtiveram resultados, podem ser usados os medicamentos injetáveis, que se chamam gonadotrofinas que podem ser utilizados para estimular a ovulação. As mulheres que tem este problema devem ser acompanhadas de perto, para que não sofram efeitos colaterais, evitando o risco de gravides múltipla ou hiperestímulos. Quando a mulher está a cima do peso, dietas e o emagrecimento podem ajudar a melhorar os padrões de sua ovulação e fetilidade. Os medicamentos sensibilizadores de insulina, como o metdormina podem ajudar o corpo a utilizar a insulina, para melhorar a evolução de alguns pacientes.

Caso estes tratamentos não funcionem a fertilização In Vitro pode ajudar as mulheres com SOP a engravidar.