Endometriose é uma doença ginecológica crônica e inflamatória que faz muitas mulheres só descobrirem a doença quando não conseguem engravidar. Mas alguns sintomas como fadiga, distensão abdominal e constipação podem estar presentes e passar despercebidos.

Existe grande associação entre endometriose e a infertilidade, sendo que alguns estudos mostram que entre 25 a 50% das mulheres inférteis são portadoras de endometriose; e que 30 a 50% das mulheres com endometriose apresentam infertilidade.

.. Uma dieta balanceada rica em vitaminas e minerais pode minimizar os sintomas e apoiar o tratamento na:

  • redução de aderências endometriais
  • redução da dor
  • redução da inflamação
  • possível regressão da doença

Visto isso, é essencial um acompanhamento nutricional, afim de uma melhor qualidade de vida.

A endometriose é uma doença estrogênio-dependente, com isso ao consumir alimentos e suplementos alimentares que reduzem os seus níveis, é possível se alcançar o sucesso no tratamento

Uma dieta rica em vegetais e frutas, fonte de fibras e altos níveis de vitamina C, vitamina E, carotenoides, ácido fólico e licopeno, são micronutrientes antioxidantes que podem ajudar a proteger contra a proliferação celular e diminuir a inflamação.

  • Acerola, pimentão amarelo, mamão, goiaba, caju, limão, abacaxi, morango, kiwi, laranja; rúcula, cebola, couve-flor, manga, melancia
  • Bife de fígado cozido, óleo de fígado de bacalhau;
  • Cenoura, batata doce, espinafre, couve, beterraba, tomate
  • Amendoim, semente de girassol, milho, castanha-do-pará, amêndoa

As gorduras (ácidos graxos poli-insaturados) possuem ações benéficas ao organismo auxiliando na absorção de vitaminas, síntese de energia para o corpo realizar suas funções e também contribui para a formação das células dos tecidos.

São fontes de ácidos graxos: Óleo de linhaça de prímula, fígado de bacalhau, Óleo de gergelim, Azeite de oliva, Óleo de girassol, Abacate, Óleo de amendoim, óleo de milho.

Fontes de ômega 6, são fundamentais para organizar a família das prostaglandinas (substâncias que causam dor e inflamação).

Assim como o Ômega 3 atuando como um anti-inflamatório natural: linhaça, chia e peixes selvagens de água fria atum, salmão, sardinha, cavala, linguado, anchova entre outros.

O QUE É EVITAR!

Reduzir o consumo de alimentos ricos em farinha refinada, pois contém baixo teor de minerais essenciais, além do elevado teor calórico.

A ingestão de açúcar, contido em doces, bolos, bolachas, tortas, deve ser em menores quantidades e bastante cautelosa, uma vez que esse açúcar é fonte geradora de aumento de peso e desequilíbrio da relação insulina/glicose.

Reduzir o consumo de café, álcool, carne vermelha, produtos derivados do leite são algumas formas de evitar o processo inflamatório no organismo.