Para muitos casais, a Fertilização in Vitro (FIV) representa a chance que faltava para a realização do sonho de aumentar a família. Mas, como esse é um tratamento composto por diversas etapas, é comum que ele seja acompanhado por muita ansiedade e apreensão.

Se você está iniciando essa jornada agora, conhecer algumas dicas com antecedência pode tornar o processo mais leve. E é justamente sobre elas que vamos falar na sequência:

Dica 1 – Muna-se de informação

A FIV é um tratamento de reprodução assistida relativamente complexo. Para que você se sinta mais segura em realizá-lo, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre ele e buscar conhecer mais sobre todas as etapas.

No site da Clínica Conceber, nós temos um passo a passo da FIV que pode ser bem útil nesta fase. Que tal dar uma olhada?

Dica 2 – Prepare-se física e emocionalmente

Estar com a saúde física e mental em dia contribui significativamente para o sucesso da FIV – e para o seu bem-estar, no geral. Por isso, a segunda dica que podemos dar é: não deixe de cuidar de si mesma ao longo do tratamento.

Isso inclui desde se alimentar bem, contar com apoio psicológico, praticar atividade física, realizar atividades que contribuam para a redução do estresse, entre outras.

Dica 3 – Não tenha medo de perguntar

Por mais que você pesquise e se prepare previamente, há grandes chances de que novas dúvidas surjam durante o processo. Nessas horas, nem pense em guardar as perguntas para você: conversar abertamente com a equipe que está te acompanhando nessa jornada é sempre a melhor opção.

Assim, você não apenas se sentirá mais segura, como também evitará condutas que podem comprometer o sucesso da fertilização.

Vale lembrar que a FIV, assim como outros tratamentos que de reprodução humana, é recomendada para casais que estão tentando engravidar há um ano, mas não obtiveram sucesso. No caso de mulheres com mais de 35 anos, o ideal é buscar a avaliação de um especialista após 6 meses de tentativas.