fbpx

A gravidez depois dos 40 anos (via concepção natural ou métodos da reprodução assistida) é possível, mas também inspira cuidados e atenção. O fato é que, uma gestação aos 40 anos, não será igual a uma gestação aos 25-30 anos. E a razão está no organismo, pois ele reage de maneira diferente em cada fase da vida.

Sem esquecer do risco de hipertensão arterial, diabetes e outras doenças comuns nesta faixa etária que, diante de uma gravidez, podem trazer riscos para a mãe e para o bebê. Apesar disso, é muito importante pontuar que isso não é um “defeito”. A exposição às doenças é algo normal e esperado no processo de envelhecimento de todas as pessoas, sobretudo das mulheres.

Além das mudanças no organismo, existem outras 3 observações importantes da gravidez após os 40 anos:

1) O PRÉ-NATAL É DIFERENTE

O pré-natal em gestantes com mais de 40 anos não é igual aos demais. Os exames e avaliações, por exemplo, são bem mais frequentes, pois como mencionado acima, existem riscos, além da presença de algumas doenças. Portanto, para que tudo seja seguro e a gestação tranquila, aumentamos as avaliações.

2) MULHERES QUE DESEJAM ENGRAVIDAR AOS 40, DEVEM BUSCAR O ESPECIALISTA

Se você está com 40 anos e deseja engravidar, é fundamental buscar o médico especialista em reprodução assistida. Além de fazer avaliações completas da saúde, sobretudo da fertilidade, caso haja algum impedimento, ele deverá ser tratada. Em relação ao tempo, a recomendação é que, mulheres acima dos 35 anos, procure o especialista quando as tentativas (sem sucesso) ultrapassam os 3 meses. Após esse período, e claro, exames diagnósticos, considera-se quadro de infertilidade.

3) NÃO CRIAR EXPECTATIVAS COM AS HISTÓRIAS ALHEIAS

Criar expectativas levando em consideração a experiência de outras pessoas é algo ruim, pois pode causar comparações, o que traz angústia e sofrimento. Não existe gravidez igual. Uma mulher pode ter passado por 2-3 gestações, e mesmo assim elas são diferentes. Ou seja, cada pessoa tem uma experiência única. Portanto, a dica é cuidar muito bem da saúde e aproveitar todos os momentos da sua gravidez. Além disso, o fato de que outra mulher com 40 anos não conseguiu engravidar, não quer dizer que você também não vai conseguir. Embora a gravidez natural seja dificultada nesta faixa etária, devemos lembrar que os métodos de tratamento da reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), são alternativas para que o sonho se torne realidade.