O muco cervical nada mais é que uma secreção completamente natural do sistema reprodutivo feminino que cumpre uma função extremamente importante no processo de concepção, além de indicar para a mulher quando ela está no período fértil. Por isso, conhecer a fundo esse fenômeno será muito benéfico para otimizar o processo de engravidar. Além disso, conhecendo bem o seu corpo e os processos dele, também é viável notar alterações que apontam para possíveis condições de dificuldades na reprodução.

Em relação à fertilidade, a principal função do muco cervical é facilitar o transporte dos espermatozoides e nutri-los ao longo do percurso até encontrarem o óvulo. Conforme a fase da ovulação se aproxima, os níveis de estrogênio aumentam, levando o colo do útero a produzir mais dessa secreção que terá como principal característica a capacidade de maior fertilidade. A aparência dela se assemelha com a clara de ovo, transparente e elástica. Assim, ao produzir esse tipo de muco cervical, a mulher sabe que está em seu período fértil e as chances de gravidez são maiores.

Se, por outro lado, não foi possível verificar esse tipo durante o seu ciclo, ou se houve baixa produção dele, pode acontecer uma interferência no processo reprodutivo que impeça a fecundação. Isso porque, sem essas características, o muco cervical dificulta o transporte dos espermatozoides até as trompas uterinas.

A gravidez, por ser um processo que ocorre completamente no corpo da mulher, requer um conhecimento maior sobre esse organismo. Essa familiarização e sintonia podem evitar muitas frustrações e explicitar fatores de facilitação para a gestação.