O assunto infertilidade cada vez mais vem ganhando destaque e deixando de ser um tabu na sociedade, tornando-se, muitas vezes, tema de discussão em diversas ocasiões e ciclos sociais. Longe de ser um assunto restrito a determinado sexo, os homens se mostram mais interessados e dispostos a fazer parte da investigação da causa da infertilidade, principalmente em se tratando de casais. Hoje o assunto se refere a uma das possíveis causas de infertilidade que podem acontecer quando não se trata determinadas alterações, como, por exemplo, a varicocele.

A varicocele é uma dilatação das veias que drenam os sangues dos testículos. O sangue flui pelas artérias e retorna por essas veias. Quando existe a varicocele, o sangue vai normalmente pelas artérias, porém o retorno venoso não consegue ser efetivo, ocorrendo, então, acúmulo de sangue e, por conseguinte, aumento da temperatura local capaz de reduzir a fertilidade masculina, observável no exame espermograma, com o passar do tempo. O grande problema é que muitas vezes essa condição pode passar despercebida, pois os sintomas não costumam surgir, acontecendo apenas um discreto aumento do escroto. Por isso a importância de conhecer o próprio corpo e de buscar ajuda e conselho profissional ao se detectar alterações.

É importante deixar claro, em concomitância, que não necessariamente as duas condições, infertilidade e varicocele, vão estar associadas, porém a alteração vascular que ocorre na varicocele pode causar sim alterações na fertilidade. Além disso, com o passar do tempo o indivíduo pode apresentar sintomas que prejudicam sua qualidade de vida, como, por exemplo, dor local e maior volume do saco escrotal, ou, em menores casos, até mesmo redução. Nesse sentido, é fundamental que haja um diagnóstico precoce, realizado por meio de exame clínico rápido, no intuito de evitar esses prejuízos.

Portanto, fica claro, que existem diversas condições médicas que influenciam direta ou indiretamente na infertilidade e buscar ajuda de forma precoce sempre será o melhor caminho no intuito de evitar prejuízos a curto, médio ou longo prazo.