DST é a sigla para doenças sexualmente transmissíveis. Como o próprio nome diz, essa categoria de patologias tem como principal característica o fato de serem disseminadas quando há relação sexual sem uso de proteção. Além de todas as complicações que as DSTs podem causar à saúde de uma pessoa, algumas delas também podem ser responsáveis por provocar infertilidade permanente.

As principais DSTs que podem desencadear o quadro de infertilidade são AIDS, HPV, Clamídia, Gonorreia, Doença Inflamatória Pélvica (DIP), Donovanose, Hepatites virais, Herpes genital, Sífilis e Tricomoníase. Geralmente, essas doenças resultam em infertilidade quando não são diagnosticadas e tratadas rapidamente. Como consequência, os sintomas começam a evoluir e o sistema reprodutor é diretamente afetado.

Nas mulheres, as tubas uterinas podem ser gravemente acometidas, a depender da intensidade dos sintomas, e obstruídas, impedindo que o óvulo chegue ao útero. Ademais, essas infecções podem, em quadros mais avançados, originar pequenos tumores, os quais podem levar à remoção do ovário e da tuba atingida, tornando a gravidez um sonho mais distante.

Já nos homens, as consequências de uma DST não tratada incluem a infecção do canal da urina, da próstata e do epidídimo, onde acontece o amadurecimento dos espermatozoides. Com isso, a qualidade do sêmen pode ficar comprometida, o que também irá contribuir para dificultar a concepção.

Fora os problemas de infertilidade, as DSTs também podem oferecer riscos à mamãe e ao bebê, como abortos espontâneos e a gestação ectópica. A sífilis, por exemplo, além de aumentar as chances de aborto, pode atravessar a placenta e infectar o feto, causando malformações cerebrais no bebê.

Sendo assim, se uma pessoa enfrentar problemas de fertilidade após ser infectada com uma doença sexualmente transmissível e ainda quiser ter um filho, é interessante considerar as técnicas de reprodução assistida. Entretanto, vale pontuar que a melhor abordagem é cuidar da saúde e prevenir essas doenças por meio do uso de preservativos.

Caso precise, a clínica Conceber fica à disposição!