Engravidar depois dos 40 anos ainda é um tópico que divide opiniões. De modo geral, quando falamos do assunto, é comum que os riscos e os cuidados durante essa gestação sejam mais exaltados. Por outro lado, devemos considerar que também há muitos benefícios em ser mãe nesta idade, e com a tecnologia disponível atualmente isso é possível!

O primeiro deles é que a mulher está mais madura, sendo assim ela tem outra visão do que é a maternidade. Essa é uma característica muito importante para a criação dos filhos, pois, ao saber lidar com as emoções, saber compreender e enfrentar as dificuldades da vida, a mulher tem maior capacidade de saber lidar com as mais diversas situações do cotidiano sendo mamãe.

Além disso, geralmente, as mulheres mais velhas são mais instruídas, estão em uma profissão estável e tomam decisões mais inteligentes e saudáveis. A estabilidade financeira costuma ser uma realidade nesta etapa da vida, o que ajuda no controle das contas em casa, proporcionando uma circunstância mais agradável e confortável para a criação de um filho.

Na gestação após os 40 anos, o bebê também costuma ser mais desejado, uma vez que boa parte dos problemas que envolvem os pais mais jovens, como as questões financeiras, já estão resolvidas. Ou seja, engravidar torna-se uma decisão consciente e bem pensada, o que prepara a mulher para a experiência da maternidade, uma vez que ela tem maturidade para conduzir as adversidades da melhor forma possível.

Mulheres com mais de 35 anos que desejam engravidar, devem considerar tentativas naturais em até seis meses. Após esse tempo, é necessário realizar uma investigação do casal, através de exames. Podem ser consideradas algumas técnicas de reprodução assistida para auxiliar esse casal. As principais opções incluem o coito programado, inseminação intrauterina e Fertilização in Vitro (FIV).

É claro que os riscos não devem ser ignorados, e a gestante precisa ter em mente que fazer o acompanhamento pré-natal corretamente é fundamental para garantir que o bebê nasça saudável. No entanto, a idade não deve ser um fator limitante na hora de realizar o seu sonho de ser mamãe, e com os cuidados devidos tenho certeza que será possível desfrutar de todos esses benefícios.