Ter um filho após os 40 anos deixou de ser um tabu entre as mulheres, pois é mais comum do que as pessoas pensam! Muitas sentem necessidade de se tornarem mães novamente, depois de uma vida mais consolidada.

Embora seja possível engravidar do segundo filho após os 40 anos, é preciso tomar alguns cuidados, uma vez que a gestação natural depois dessa idade é bem mais complicada, devido à redução da reserva de óvulos.

Quando uma mulher completa 35 anos, há redução acentuada dos óvulos, dessa forma, a gravidez se torna mais complicada conforme os anos passam.

Há algum risco em engravidar após os 40 anos?

A gestação depois dos 40 anos é considerada de risco, uma vez que a partir dessa idade, as mulheres estão mais propensas ao surgimento de doenças que podem proporcionar complicações, como a hipertensão, diabetes, patologias de tireoide, obesidade, entre outras.

Além das condições que acometem a mãe, também há alguns riscos para o bebê, como o parto prematuro e a elevada probabilidade de mudanças cromossômicas, que podem causar a Síndrome de Down, por exemplo.

Mas não são apenas os riscos que acompanham a gravidez após os 40 anos! Entre os principais benefícios, estão a maior instrução e propensão a amamentar por mais tempo. Além disso, as mamães estão mais aptas a tomar decisões inteligentes e saudáveis.

Cuidados que uma mulher de 40 anos precisa ter ao engravidar do segundo filho

É essencial saber que a gestação não será como a primeira, devido a diversos aspectos, como a ovulação, saúde e idade. Inicialmente, é fundamental realizar uma consulta pré-concepcional, para que o médico te ajude a manter uma gravidez mais saudável.

Há alguns hábitos que são importantes para reduzir a probabilidade das complicações em sua gestação, como a ingestão de ácido fólico, cerca de três meses antes de engravidar, para a prevenção de defeitos congênitos.

Após o teste positivo de gravidez, é necessário iniciar o pré-natal, com o objetivo de acompanhar a gestação através de informações detalhadas, exames e testes.