Vários fatores podem atrapalhar a sonhada gravidez. Geralmente, a origem está em problemas de saúde e condições orgânicas, porém, existem casos nos quais a causa da infertilidade não é totalmente descoberta (mas mesmo assim ainda pode ser tratada).

A idade, por exemplo, é um fator determinante. Nas mulheres, após os 35 anos a reserva ovariana começa a reduzir consideravelmente, além do envelhecimento dos óvulos já existentes, afinamento do endométrio (situação que atrapalha a implantação do embrião) e ciclos menstruais irregulares.

No público masculino, a produção dos espermatozoides também é afetada, pois com o passar dos anos, os gametas perdem a qualidade em decorrência de danos no DNA espermático, infecções adquiridas, exposição a agentes poluentes e alterações hormonais.

Uma observação importante é que, no caso dos homens, a queda na qualidade dos espermatozoides também está associada ao estilo de vida (tanto o atual quanto o praticado ao longo da vida).

Apesar de ser um importante fator, a idade não é o único obstáculo para quem deseja engravidar e não consegue. Outras situações e até mesmo doença podem estar associadas. Veja abaixo!

Principais causas de infertilidade feminina:

• Doença tubária e aderências pélvicas;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Insuficiência ovariana prematura;
  • Disfunção ovulatória;
  • Endometriose;
  • Miomas e pólipos;
  • Hiperprolactinemia;
  • Radioterapia e quimioterapia.
  • Principais causas de infertilidade masculina:

• Criptorquidia (testículos que não desceram);
    • Obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
    • Fatores genéticos e hormonais;
    • Infecções (prostatites, uretrites, infecções urinárias);
    • Varicocele;
    • Traumas (pancadas) testiculares;
    • Doenças neurológicas;
    • Diabetes;
    • Radioterapia e quimioterapia.

Procure ajuda especializada

Independente da causa ou do diagnóstico positivo para infertilidade, é fundamental saber que existem métodos de conceber a gravidez. A reprodução humana é a área da medicina capaz de ajudar pessoas e casais que sonham em ter um filho. Atualmente, os tratamentos estão modernos, além de sólidas comprovações cientificas. Portanto, procurar ajuda especializada é o primeiro passado para alcançar o seu sonho.