Dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma data criada para conscientizar a população sobre uma doença que acomete mais de 400 milhões de pessoas.

Como forma de apoiar a iniciativa e esclarecer uma dúvida bem comum, queremos aproveitar para explicar o impacto do diabetes na infertilidade masculina e feminina. Vamos lá?

Diabetes x Infertilidade

Apenas para lembrar, o diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o organismo.

Em geral, a doença é classificada como:

• Diabetes tipo 1, caracterizada pela redução ou falta de produção de insulina;
  • E Diabetes tipo 2, caracterizada pela resistência à ação desse hormônio.

Em ambos os casos, a fertilidade do paciente pode ser afetada. Afinal, é preciso existir um equilíbrio hormonal para que o sistema reprodutivo dos indivíduos funcione corretamente.

Veja, abaixo, os principais impactos do diabetes na fertilidade feminina e masculina:

• Em mulheres, o diabetes pode causar deficiência hormonal e ausência de ovulação;
  • Já nos homens, os problemas desencadeados pela doença vão desde disfunção sexual, ejaculação retrógrada e/ou fragmentação do DNA do espermatozoide.

Vale pontuar que, embora o diabetes não tenha cura, é possível controlá-la por meio do tratamento adequado. Aliás, se a doença estiver controlada, há poucas chances de ela resultar em infertilidade.

Os pacientes que já tiveram sua fertilidade afetada pela doença, por sua vez, podem recorrer aos tratamentos de reprodução humana assistida para engravidar, como a Fertilização in Vitro (FIV).