A atividade física é uma das melhores formas de manter uma vida saudável, uma prática que deve ser considerada em todas as etapas de nossa vida. No entanto, uma das dúvidas mais frequentes de pacientes que estão em tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) é se os exercícios físicos estão liberados durante o processo.

Antes do tratamento, quem está tentando engravidar pode ter as chances aumentadas a partir da prática de atividade física. Isso acontece pois os exercícios ajudam no combate ao estresse, que quando muito alto pode interferir na sua saúde. Além disso, aliar as atividades com uma alimentação equilibrada ajuda a manter a sua saúde plena.

Qual a recomendação médica?

Contudo, para pessoas que já iniciaram o tratamento, é recomendado que tenham uma rotina mais tranquila, uma vez que os ovários aumentam de tamanho por efeito das medicações chamadas gonadotrofinas (hormônio utilizado para a estimulação ovariana).

Por isso, exercícios físicos como musculação e corrida não são recomendados durante a FIV. Atividades com menores impactos, como alongamento, yoga, caminhada e hidroginástica devem ser feitas com cautela devido ao aumento dos ovários após o estímulo ovariano.

O exercício físico intenso pode causar um desconforto e até mesmo complicações preocupantes. Se isso acontecer, é importante procurar um especialista para avaliação.

E depois do tratamento?

Após a FIV, o ideal é se manter em repouso. O mais recomendado é aguardar até que os embriões, implantados no útero materno, se fixem, estabelecendo as conexões que vão garantir o sucesso do tratamento com o positivo da gravidez. Após essa confirmação, a atividade física está liberada e indicada seguindo as orientações profissionais.