fbpx

A carga emocional de não conseguir engravidar é forte. Várias pessoas e casais sofrem com o fato de não conseguir a gravidez, afinal, ter um filho envolve muitos sentimentos, além de ser um grande sonho. Portanto, o que era para ser um momento feliz se transforma em frustração e desgaste psicológico. Apesar disso, a mensagem mais importante é: não desista! Existem caminhos. A medicina é uma grande aliada e vai ajudar.

A importância de buscar ajuda especializada

Muitas pessoas enfrentam dificuldade para engravidar, sendo algo relativamente comum. Por isso outro recado fundamental é: não se culpe! A culpa vai tornar o desgaste emocional ainda mais intenso. Foque as energias nas soluções, nos procedimentos médicos que podem trazer esperança.

Em critérios médicos, o conceito de infertilidade, ou seja, quando existem indícios de problemas ou doenças que impedem a gestação, ocorre após 12 meses de tentativas. Então, ao perceber que depois de 1 anos, a gravidez não aconteceu, é hora de buscar ajuda especializada. O médico ginecologista especialista em reprodução humana vai avaliar a saúde como um todo, investigar se alguma condição impede a gravidez e indicar o tratamento mais adequado.

Tratamentos para conseguir engravidar

Atualmente, existem diferentes métodos para conceber uma gravidez. Outro detalhe é que as técnicas de reprodução assistida são seguras e muito consolidadas em todo o mundo. Uma série de estudos científicos comprovam a eficácia. O Brasil, por exemplo, é o país latino americano com maior número de bebês nascidos por reprodução assistida, ou seja, os tratamentos têm evoluído consideravelmente ao longo dos anos. E mais: os tratamentos estão realizando sonhos.

A fertilização in vitro, muito conhecida apenas pela sigla FIV, é um dos métodos da reprodução assistida mais realizados. Dados divulgados em 2019 pela Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida (REDLARA), indicam que a fertilização in vitro juntamente com a inseminação artificial correspondem a mais da metade (cerca de 53%) dos tratamentos para alcançar a gravidez. Por isso não deixe para depois. Procure o médico especialista. A infertilidade precisa de atenção e cuidados, porém, o sonho da maternidade e paternidade é totalmente possível.