Você já ouviu falar que, para engravidar, existe o melhor tipo de tratamento? Se a resposta foi “sim”, o texto é para você!

Quando o assunto é tratamento para infertilidade ou tratamento para casais que não conseguem engravidar, não existe a melhor opção. É verdade que, do ponto de vista médico-científico, alguns métodos e recursos são mais modernos, além do potencial de controlar melhor as etapas que envolvem a gravidez. É por isso que, de modo geral, eles são vistos como mais efetivos. A fertilização in vitro – ou apenas FIV – é o tratamento que mais se enquadra neste exemplo.

De fato, entre todas as técnicas de reprodução assistida, a fertilização in vitro é, hoje, a mais avançada e, consequentemente, tem ótimas taxas de sucesso. No entanto, para que o tratamento da infertilidade seja efetivo, tudo começa com a indicação.

Mesmo que a FIV seja moderna, eficiente e com consideráveis chances de gravidez, o método tem suas indicações. Uma situação relativamente comum são os casais que chegam até a clínica com o pensamento fixo de que precisam de determinado método de tratamento para conseguir engravidar, geralmente, porque viram em algum lugar que esse “tal” procedimento (na maioria das vezes, a FIV é citada) é o “melhor”.

Outra situação recorrente é desistir antes mesmo de tentar, pois também existe a ideia prévia de que “se apenas o melhor tratamento é que faz engravidar, ele deve custar muito caro”. O valor é compatível com os processos que o tratamento exige e, neste aspecto, a fertilização in vitro segue como exemplo.

No entanto, nem sempre é assim. Só a avaliação médica criteriosa do especialista em reprodução assistida, que é composta por diversos exames, é que vai apontar as causas reais da dificuldade em conseguir a gravidez.

É a partir do diagnóstico que o tratamento mais compatível é indicado, e ele pode ser mais simples, como inseminação intrauterina. Vale lembrar que, se o tratamento é um pouco mais simples e tem menos etapas, o valor investido é proporcional. Então, tudo começa com a consulta de avaliação! Só assim é possível entender a origem do problema para engravidar e qual procedimento vai tornar o sonho da gravidez realidade.