Hoje em dia é muito comum a procura por mulheres que desejam receber orientações ou até mesmo tratamentos específicos para engravidar, à medida que as taxas de infertilidade vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos por uma série de fatores.

Muitas dessas causas de infertilidade costumam passar despercebidas pela maioria, porém basta analisar com um pouco mais de cuidado os sinais que o seu corpo apresenta, a exemplo de sinais e sintomas de possíveis doenças crônicas.

A endometriose, por exemplo, é uma doença bastante prevalente e incidente nas mulheres, afetando 1 a cada 10 dos 15 aos 49 anos em toda população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além do quadro doloroso que ocasiona, muitas vezes incapacitante, a doença afeta a qualidade de vida de forma considerável, inclusive causando infertilidade.

Não se sabe exatamente como a doença tem origem, mas a teoria mais aceita fala a favor da menstruação retrógrada, onde células do endométrio ao invés de descerem pela vagina durante a menstruação normal, são deslocadas pelas trompas uterinas em direção à cavidade abdominal, podendo se instalar e formar nódulos inflamatórios.

Os sintomas costumam variar bastante entre as mulheres e até mesmo algumas não apresentam sintomatologia importante, fazendo com que o diagnóstico seja postergado pela não procura de assistência médica e o quadro progride com o passar do tempo.

Não somente pela sintomatologia, toda mulher que deseja engravidar deve, obrigatoriamente, passar por avaliações médicas periódicas para que seu quadro geral de saúde seja manejado de perto até o final da gestação, garantindo uma assistência integral à mãe e ao bebê.

Portanto, antes de qualquer coisa quando o assunto for gravidez, alguns cuidados adjuvantes são fundamentais e a mulher deve ficar muito atenta ao seu corpo para que tudo ocorra bem e receba de forma precoce alguns tratamentos relacionados a doenças que prejudicam a fertilidade.