Uma mulher que engravida após os 40 anos enfrenta, além dos encantos de uma gestação, uma mistura de sentimentos, que vão dos positivos, como alegria, felicidade e entusiasmo, até os negativos, como o medo e ansiedade.

Na maioria das vezes, a reação das pessoas ao redor é de surpresa, com comentários que podem ser bem desnecessários e desconfortáveis.

Além de todos os cuidados que envolvem uma gestação após os 40 anos, as mulheres muitas vezes precisam considerar todos os julgamentos impostos pela sociedade.

Um fator relevante para uma gestação mais tardia é que os filhos mais velhos podem ajudar de diversas maneiras, desde com funções básicas, como fazer a mamadeira, até mesmo cuidar do bebê para a realização de outras atividades da casa.

Além disso, como uma mãe mais madura tem mais experiência, é possível avaliar o que já fez de errado com os filhos anteriores, para realizar mudanças na gestação atual.

O paradigma da gestação está cada vez mais desmistificado, uma vez que esse momento não deve ser encarado como um preconceito, mas sim como uma conquista. Ser mãe na maturidade é belo!

É comum que a sabedoria aumente com o passar do tempo, por meio da experiência de vida. É bom relembrar que os desafios da maternidade necessitam de maturidade, sendo assim, uma gestação após os 40 anos pode ser muito satisfatória nesse sentido.

Independentemente da idade, ser mãe nunca será uma tarefa fácil! É necessário lidar com o puerpério, amamentar o bebê, administrar a lidar com as pressões sociais e dar conta de tudo que exigem de você.

No entanto, quando uma mulher é mais madura, reconhece que não existe idade melhor para a maternidade. A chegada de um filho após os 40 anos pode mudar os rumos de sua vida, mas o amor de mãe não tem idade! Nunca é tarde para realizar o sonho da gravidez, desde que a saúde de permita.

O acompanhamento de um bom médico especialista é muito importante para investir em toda a preparação necessária, que pode envolver a realização de exames e testes para verificar a saúde da mamãe e bebê.