A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) e pode atingir homens e mulheres. É uma infecção causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis que se manifesta de forma silenciosa, dificultando a descoberta da doença. Por isso, é de extrema importância estar sempre atenta as mudanças do corpo.

Se não for tratada, a clamídia pode causar infecção nas trompas, inflamação pélvica, e infertilidade. Porém, se diagnosticada com antecedência o tratamento é feito com antibiótico. Os sintomas da doença são sutis, mas quando ocorrem em conjunto podem chamar a atenção. Fique atenta caso tenha sangramento fora do período de menstruação; dor na região pélvica; ardência ao urinar; corrimento vaginal amarelado e/ou com mal cheiro.

Ida ao médico

Em consultas rotineiras ao ginecologista não é possível perceber se a mulher está com clamídia. Por isso, em caso de desconfiança, o ideal é avisar o médico, pois ele pedirá um exame específico capaz de detectar a doença. Se a paciente fizer o tratamento corretamente, é possível ter uma gestação normal e tranquila. A doença precisa ser curada, pois ela pode ser transmitida para o bebê na hora do parto.

Evitar a clamídia é simples. Um dos principais cuidados para não adquirir a doença é usar camisinha durante as relações sexuais.

Curta nossa página e acompanhe as novidades!