O programa de ovodoação é uma iniciativa que auxilia mulheres a realizarem o seu desejo de gerar um filho. Uma das formas da maternidade é a fertilização in vitro, onde a receptora dos óvulos poderá, então, se tornar mãe.

ovodoação é uma opção excelente de reprodução assistida e oferece a possibilidade de gestação quando todas as outras alternativas ou tratamentos já se esgotaram, exceto a adoção.

Apesar da maternidade não depender especificamente da gestação, gerar um filho ainda é o sonho de muitas mulheres. Assim, se você está interessado em saber mais sobre a doação de óvulos, como doadora ou receptora, confira as informações completas sobre o procedimento.

O que é ovodoação?

A doação de óvulos é um tratamento de reprodução assistida devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, também conhecido como CFM, através da Resolução Nº 1358/92. Essa resolução determina, portanto, as normas éticas e demais orientações para o programa de doação de órgãos, como, por exemplo:

  • As doadoras devem, obrigatoriamente, ser anônimas;
  • A doação de óvulos deve ser realizada sem qualquer tipo de fins lucrativos;
  • As doadoras precisam ter, no máximo, 32 anos.
  • As informações sobre as receptoras também serão mantidas em sigilo;

Além das doadoras tradicionais, também é possível fazer a doação compartilhada. Ou seja, mulheres que estão em tratamento de fertilização, podem doar parte dos óvulos coletados para que outras mulheres possam iniciar sua gestação.

E é exatamente isso que estamos fazendo. Nossa clínica está retomando o trabalho de doação de óvulos compartilhados pois, assim, podemos ajudar a formar duas famílias que sonham muito com a maternidade.

Quem pode ser a receptora de óvulos?

A doação de óvulos é uma alternativa para a gestação em diferentes contextos:

  • Mulheres com idade avançada;
  • Mulheres que não produzem mais óvulos;
  • Mulheres que já tentaram o tratamento de fertilização, mas não obtiveram sucesso.
  • Mulheres que já tiveram muitos abortamentos;
  • Mulheres com falência prematura do ovário.

Como é feita a doação de óvulos?

A unidade é responsável por fazer a seleção dos doadores e escolher as características fenotípicas mais próximas a partir do seu banco de dados.

Esse procedimento é feito através do preparo tanto da doadora, que prepara seus óvulos através de medicamentos e a receptora preparar seu útero para que ela possa receber o embrião.

A partir desse preparo, a doadora passará por procedimentos como exames de sangue e ultrassonografia para garantir que os óvulos estão prontos para serem coletados.

Após a doação, sem fins lucrativos, e a coleta dos óvulos, os próximos passos seguem como os da fertilização in vitro. Dessa maneira, há a conferência dos óvulos e dos espermatozoides. Depois, eles ficam um tempo maturando e, em seguida, são fecundados no próprio laboratório e introduzidos no útero.

É possível, então, verificar o resultado do procedimento em cerca de duas semanas.

Vale a pena receber a doação de óvulos?

Se você possui o desejo de ser mãe gerando uma criança, mas está com dificuldades no processo e já esgotou todas as suas possibilidades, sim!

Apesar de todo o tabu que ainda gira em torno da doação de óvulos, o procedimento é extremamente seguro e a doação é obrigatoriamente anônima. Nesse sentido, muitas pessoas acabam deixando de lado essa opção por se preocuparem com questões genéticas, como, por exemplo, doenças.

Entretanto, essa não deve ser uma preocupação do casal, uma vez que existem uma série de cuidados com os óvulos, como a idade mínima e a garantia da não existência de uma doença genética. Consequentemente, esses pré-requisitos e toda a tecnologia que o procedimento envolve, garantem que os óvulos sejam saudáveis.

Quero fazer uma doação de óvulos ou quero gerar um filho através da recepção de óvulos, o que fazer?

Nos dois casos, o melhor a se fazer é entrar em contato com a nossa clínica. Nossa equipe está pronta para atendê-los, explicar todas as etapas do procedimento e esclarecer toda e qualquer dúvida que vocês ainda possam ter.

Por isso, não deixe de contar com a nossa equipe para realizar o seu sonho de gerar um filho. A maternidade é, sem dúvidas, uma escolha muito especial na vida de uma mulher.