fbpx

O que é varicocele?

Varicocele é uma variação da anatomia normal em que as veias da bolsa escrotal (que contém os testículos) se tornam dilatadas e por vezes é visível. A varicocele normalmente acontece pela primeira vez na puberdade e é muito mais comum do lado esquerdo do que do lado direito mas pode ocorrer em ambos os lados.

O que causa a Varicocele?

Os médicos não têm certeza do que realmente causa a varicocele. Na maioria dos casos o homem nasce com esta condição que só fica aparente na puberdade, quando uma maior quantidade de sangue é destinada para os testículos.

É comum?

É relativamente comum, ocorrendo em cerca de 15% de adultos do sexo masculino.

Como detecto se tenho varicocele?

A varicocele é detectada através de exame físico enquanto o homem está de pé. A varicocele é menos evidente e pode desaparecer quando o homem está deitado. Não é necessário um exame de ultrassom para detectar, entretanto quando uma varicocele aparece em um exame como este e não é visível no exame físico é considerada uma varicocele subclínica.

Varicocele é prejudicial?

Na maioria dos homens a varicocele é apenas um achado anatômico sem significado clínico. No entanto, a varicocele pode levar a redução da fertilidade ou dor escrotal. Menos da metade dos homens com varicocele tem redução na contagem espermática ou mesmo na motilidade dos espermatozoides reduzindo seu potencial reprodutivo. Além disso, menos de 5% dos homens com varicocele apresentam dor no escroto devido a isso. A varicocele não causa qualquer outro problema de saúde.

Como a varicocele causa infertilidade?

Não se sabe ao certo por que a varicocele causa infertilidade. A teoria mais aceita é que por conta da varicocele há um aumento de temperatura no saco escrotal e por consequência no testículo devido a dilatação das veias.

Quando devo tratar a varicocele?

Homens com infertilidade ou espermograma anormal devem considerar realizar um tratamento para varicocele, além disso se houver dor associada a varicocele também é recomendado o tratamento. Entretanto, homens que apresentem espermograma normal não devem se preocupar. Varicocele subclínica não necessita ser tratada.

Como é o tratamento para varicocele?

O tratamento mais comum é o cirúrgico. Uma incisão é realizada na virilha e o cordão espermático (estrutura que contém o canal deferente e os vasos sanguíneos que vão para o testículo) é examinado. As veias são amarradas enquanto artérias e vasos linfáticos e canais deferentes são deixados sozinhos. A cirurgia é realizada em ambulatório com anestesia local ou geral.  Dois terços dos homens observam melhoras no espermograma e cerca de 40% conseguem gravidez.

 Quais são os riscos da cirurgia de varicocele?

Raramente acontecem complicações sérias. Os riscos, mesmo incomuns, incluem as complicações associadas a um procedimento cirúrgico e em alguns casos raros danos ao testículo, coágulos na região das pernas bem como os associados ao procedimento anestésico. Cerca de 10% a 15% dos homens que passam por uma cirurgia de varicocele voltarão a apresentar varicocele recorrente.